O que é Zumba?

Zumba é um programa para fitness inspirado principalmente pela Dança Latina. Foi criado por um bailarino e coreógrafo de Miami, Alberto “Beto” Perez, juntamente com um casal de empresários nomeados Alberto Perlman e Alberto Aghion.

O programa teve sua origem na década de 1990, na Colômbia. Durante um de seus dias de treinamento, ele se esqueceu de trazer as músicas de aeróbicos habituais e foi forçado a usar as músicas que possuía em seu carro, sendo a maioria delas nos ritmos de merengue e salsa.

Alberto Perlman e Alberto Aghion viram o potencial do programa e se aproximaram de Beto com o objetivo de trazer Zumba para a América e todo o mundo.

Centenas de milhares de vídeos foram introduzidos no mercado dos EUA, levando a uma resposta muito grande e a criação de mais de 2.000 instrutores de Zumba em todos os lugares.

Existem diferentes vídeos ou DVDs de Zumba que podem ser adquiridos através do site e infomerciais. DVDs na casa dos milhões foram vendidos com sucesso em mais de 30 países. Hoje, existem mais de 25.000 instrutores Zumba oficiais em todo o mundo. Ele tem sido destaque em vários meios de comunicação, jornais, programas e revistas.

Os Princípios

De acordo com Alberto Perez, Zumba usa os princípios do treinamento de resistência e intervalo de treinamento físico para aumentar a produção de calorias, tonificação total do corpo e queimar gordura. É um método de combinação de passos simples, com movimentos de dança que o intuito de esculpir o corpo. O programa também é muito divertido e viciante. Zumba tem trabalhado com AFAA ou Aerobic & Associação de fitness da América, Can-Fit-Pro ou o International Trade Show & Conference, no Canadá e no American Council on Exercise.

Música e Inspiração

Zumba é inspirado pela dança latina e incorpora vários estilos na rotina, como merengue, reggaeton, pop, cumbia, mambo, salsa, salsaton, flamenco, rumba e calipso. As seleções das músicas envolvem ritmos lento e rápido.

Zumba é muito divertido e altamente viciante para a maioria dos indivíduos que tendem a fazer os exercícios diariamente, sendo também muito eficaz  como um bom treino aeróbico.