A história do TRX começou com Randy Hetrick, um integrante da marinha americana. Ele serviu durante 13 anos e, por isso, passou muito tempo confinado em armazéns, navios e submarinos, mas não permanecia um período grande no mesmo lugar.

Por esta razão, Hetrick e seus companheiros tinham dificuldade para praticar atividades físicas. Foi então que ele teve a ideia de usar tiras de paraquedas, borrachas de barcos e outros materiais que tinha à disposição para criar um aparelho que possibilitasse uma grande gama de exercícios com o objetivo de melhorar o condicionamento físico e a capacidade muscular e que pudesse ser deslocado para qualquer lugar. Assim nasceu o TRX, que proporcionou resultados tão animadores que o mariner pediu baixa da marinha e voltou para os Estados Unidos, onde começou a estudar e aprimorar o acessório, que hoje é composto por tiras de nylon ligadas a um gancho e manoplas, semelhantes àquelas encontradas em aparelhos de musculação.

De lá para cá, muitas pessoas aderiram ao método, que também é conhecido como treinamento suspenso e tem feito muito sucesso em academias de vários países. A modalidade trabalha a força, o equilíbrio, a flexibilidade, a coordenação, a postura e a estabilidade muscular e proporciona um ganho de tônus mais eficaz e rápido do que outras modalidades. A capacidade cardiorrespiratória também sai ganhando e os músculos do core, localizados no abdômen, no quadril e na lombar, são especialmente exigidos para equilibrar e estabilizar o corpo. O gasto calórico também é alto, pois em meia hora ele varia entre 300 e 700 calorias.

O aparelho pode ser usado por pessoas de todas as idades e com qualquer nível de preparo físico – de iniciantes a atletas de elite -, pois a intensidade do exercício é controlada pelo ângulo de inclinação do corpo. Isso também evita que o praticante acabe usando mais peso do que consegue, correndo o risco de se machucar, o que pode acontecer em um treino de musculação sem os devidos cuidados. “Outra vantagem do método é que ele é classificado como um treinamento funcional, o que significa que, ao invés de isolar apenas um músculo, trabalha o corpo como um todo, o tempo todo.

O aparelho age sobre todos os níveis musculares, dos mais profundos, os estabilizadores da coluna, por exemplo, aos mais superficiais, como aqueles que deixam o abdômen com aparência sarada.

Outro diferencial é que ele possibilita que o praticante mude a angulação das partes do corpo durante os movimentos, como a abertura do braços, o que não é permitido nos exercícios de força feitos nos aparelhos convencionais. Com isso a atividade pode ser realizada de acordo com as necessidades do cotidiano do praticante. Se a pessoa precisa se abaixar constantemente, por exemplo, pode reforçar os músculos exigidos nesse caso, simulando esse movimento durante o treino.

BENEFÍCIOS

  • Melhoria da força, da flexibilidade e da postura;
  • Melhoria do equilíbrio muscular;
  • Fortalecimento da musculatura que envolve a coluna;
  • Melhoria e manutenção do tônus muscular;
  • Melhoria da coordenação motora;
  • Fortalece a musculatura do abdômen, coluna, lombar, braços, quadril e pernas;
  • Melhoria da função cardiorrespiratória;
  • Promove o bem-estar mental;
  • Queima de 300 a 700 calorias