O Spinning (Cicle indoor) é uma atividade aeróbica que auxilia no emagrecimento e no ganho de condicionamento físico. É excelente para quem quer diminuir seu percentual de gordura e melhorar sua qualidade de vida.

Esta modalidade é bastante praticada nas academias por se tratar de uma aula animada, sempre com a motivação e desafios desenvolvidos pelos professores, que elabora um planejamento dos treinos, A preocupação aqui é não sobrecarregar os alunos que treinam todos os dias.

O Spinning também é muito praticado por pessoas que gostam de pedalar fora da academia (Speed ou Mountain Bike) pois, com as aulas, eles treinam e se preparam para pedaladas.

Níveis

Endurance: Intensidade moderada, estável. É realizada a maior parte do tempo sentado na bike, com a velocidade da pedalada e carga moderada. A Frequência Cardíaca fica em torno de 70-75%.

Interval: Intensidade elevada, mas com intervalos para recuperação. A frequência cardíaca fica entre 62-90%

Força: Intensidade elevada, simulando longas subidas. A pedalada deve ser cadenciada, com a carga elevada e o giro mais lento. A frequência cardíaca fica em torno de 85%.

Quem pratica o Spinning obtém todos os benefícios de uma atividade aeróbica como: melhora da composição corporal (diminuição do % de gordura e ganho de massa muscular), melhora do sistema cardiovascular, prevenção de doenças, melhora do sono e da disposição, aumento do condicionamento físico, diminuição do estresse e da ansiedade. Além desses benefícios específicos, o Spinning proporciona bem estar e melhora da qualidade de vida.

Além de não exigir coordenação motora (basta sentar e pedalar), a aula de spinning é uma exterminadora de calorias. Testes comprovam que em uma hora de spinning, as mulheres chegam a gastar 570 calorias e os homens podem perder 870, ou seja, o equivalente a pular corda por duas horas ou caminhar durante quatro horas.

6 maneiras para turbinar suas pedaladas

  1. Usar frequencímetro

Esse aparelho serve para monitorar a frequência cardíaca durante a atividade física, pois assim, fica mais fácil queimar gordura, pois o equipamento mostra se você está abaixo ou acima da chamada zona alvo, deixando o treino eficaz. Algumas mulheres fazem spinning com o objetivo de emagrecer e não conseguem perder peso porque pedalam numa frequência muito baixa, não conseguindo atingir a zona de treinamento para queimar gordura.

  1. Calçar sapatilha

A bicicleta de spinning tem um firma-pé para prender o tênis, mas usar uma sapatilha especial, a mesma utilizada por ciclistas profissionais (à venda em lojas de artigos esportivos), pode melhorar e muito a sua performance. “Esse calçado tem solado duro, o que garante a transferência da força da perna direto para o pedal, sem desperdício de energia. “Se você fizer a aula usando um tênis, que tem a sola mais macia, a tendência é forçar o arco do pé. Isso pode causar desconforto ou até uma inflamação.

  1. Respeitar o cronograma das aulas

Periodização é como os professores chamam a programação das aulas. “Há sessões de montanha, em que você faz bastante força para trabalhar os músculos das pernas; as chamadas endurance, que priorizam a perda de gordura; e os treinos intervalados, para ganhar fôlego e melhorar o condicionamento físico, ou seja, as aulas não são sempre as mesmas. Por isso, dá para pedalar todos os dias em intensidades diferentes.

  1. Utilizar banco de gel ou bermuda acolchoada

Como você pedala sentada em vários momentos da aula, o bumbum costuma doer. Afinal, o banco da bike de spinning é bem estreito. Uma capinha de gel que encaixa no banco ou uma bermuda com proteção extra no bumbum são dois recursos que proporcionam mais conforto durante as pedaladas. Com esses acessórios você consegue pedalar por mais tempo.

  1. Hidratar o organismo

Uma garrafinha com água ou isotônico vai ajudá-la a manter um bom rendimento. “O isotônico, além de evitar a desidratação, tem sais minerais e carboidratos, que auxiliam na reposição de energia, evitando a fadiga. Mas lembre-se que a bebida é calórica e quem quer perder peso não deve abusar.

  1. Manter uma toalha por perto

É sempre bom deixar uma toalhinha de mão pendurada na frente da bike. Muitas mulheres transpiram bastante e é importante secar as mãos. Do contrário, elas podem escorregar no guidão durante a aula.

COMO REGULAR SUA BIKE?

Altura do banco

Antes de subir, fique ao lado do banco e ajuste-o na altura do osso do quadril. Ao sentar na bike, o seu joelho ficará um pouco flexionado quando o pedal estiver embaixo.

Distância do banco para o guidão

É a medida do seu antebraço, do cotovelo até a mão fechada. Para conferir, ao sentar, o seu joelho não deve ultrapassar a linha da ponta do pé.

Altura do guidão

Deixe-o mais alto que o banco. Isso garante uma pedalada confortável

Ajuste do firma-pé

Prenda o tênis na fita, deixando-o firme, e coloque o cadarço para dentro, para não enroscar no pedal.

Os benefícios do Spinning são os seguintes:

  • Aumento da massa muscular nos membros inferiores,
  • Melhoria do sistema cardio-respiratório,
  • Queima intensa de calorias,
  • Músculos tonificados,
  • Redução de gordura.