Uma arte milenar que surgiu quando multidões de chineses saíram do seu país á procura de terras férteis, há aproximadamente 2200 anos, e conceberam povoados em áreas da Tailândia, entretanto sofreram perseguições de “invasores”. Assim surgiu o muay thai, que significa luta pela liberdade.

O muay thai trata-se de uma arte marcial, também conhecida como boxe tailandês que faz uso das seguintes armas de combate como punhos, cotovelos, joelhos e canelas.
As aulas contam com a duração de 90 minutos e se ressaltam por envolver rotinas distintas de golpes e outros exercícios físicos como corrida, flexões e abdominais.
Sendo assim melhora o condicionamento físico e fortalece toda a musculatura.

Destacamos os principais benefícios do muay thai para a saúde:

– Queima de energia: O muay thai favorece a queima de caloria, dependendo do estágio e do preparo físico, o gasto pode alcançar até 1.500 calorias por aula;
– Fortalecimento cardiorrespiratório: Os vasos sanguíneos com os crescentes socos e chutes tendem a dilatar e com isso, mais nutrientes e  oxigênio percorrem o corpo;
– Resistência Muscular: O muay thai prepara o corpo de forma geral, contribuindo para elevar a resistência e o tônus muscular;
– Postura: A região central do corpo é bastante trabalhada, especialmente regiões do core, grupo de músculos localizados no abdômen que ofertam sustentação a coluna vertebral;
– Mente: O muay thai permite extravasar a tensão, estresse e permite o equilíbrio entre o corpo e a mente. Além de assegurar a socialização e empatia com os demais participantes;
Coordenação Motora: Os golpes incitam a amplitude dos movimentos, e trabalham a precisão, elasticidade que resultam no aprimoramento da flexibilidade e coordenação motora.

FAIXAS NO MUAY THAI

1ª- Branca – Iniciante – 3 Meses
2ª- Amarela – Iniciante – 3 Meses
3ª- Amarela e Branca – Iniciante – 3 Meses
4ª- Verde – Iniciante – 3 Meses
5ª- Verde e Branca – Intermediário – 6 Meses
6ª- Azul – Intermediário – 6 Meses
7ª- Azul e Branca – Intermediário – 6 Meses
8ª- Marrom – Avançado – 6 Meses
9ª- Marrom e Branca – Avançado – 6 Meses
10º- Vermelho – Avançado – 6 Meses
11º- Vermelho e Branca – Instrutor em treinamento – 12 Meses (idade min. 18 anos)
12º- Preto – Instrutor – 30 Meses (idade min. 25 anos)
13º- Preto e Branco – Professor – 36 Meses (idade min. 30 anos)
14º- Prata – Mestre – Nomeado pela IFMA e WMC
15º- Ouro – Grão Mestre – Nomeado pela IFMA e WMC
16º- Ouro e Prata – Grão Mestre – Nomeado pela IFMA e WMC

Benefícios do Muay Thai feminino

Mas um beneficio que pode ser citado com relação à prática do Muay Thai, é o fato de que ele tem a capacidade de fazer com que se obtenha um aumento da autoestima pessoal, ou seja, com o passar do tempo.

Apessoa acaba por se sentir mais segura, assim como também muito mais confiante, o que também acaba por interferir na disposição da pessoa, e ainda acaba por fazer com que esta possa se sentir mais calma, ou seja, do contrário do que muitas pessoas acreditam, a pessoa não deverá se tornar mais violenta, do contrário, deverá se tornar muito mais controlada.

Outro benefício que pode ser obtido através do Muay Thai é com relação ao fato de que o seu metabolismo também poderá acabar por se tornar mais rápido, sendo que isto pode acabar por ser proporcionado pelo fato de se fazer regularmente esforços que sejam considerados como mais intensos, assim como também que acabam por necessitar de mais energia.

E para aqueles que acreditam que o Muay Thai deixa apenas o corpo mais definido, visto que a maioria das pessoas que realizam a prática acaba por ter bastante massa muscular, entendam que estão bastante enganadas.

Pois o esporte também pode acabar por fazer com que o atleta acabe por ter um grande gasto calórico, sendo que em apenas cerca de 9 minutos de treino, acaba por ser possível que se consiga obter a queima de cerca de 130 calorias.

Outra vantagem que também pode ser citada por aqueles que realizam a prática do Muay Thai, assim como também por profissionais da área, é com relação ao fato de que se consegue também obter uma série de melhorias com relação ao sistema imunológico do atleta.

Pelo fato da atividade exigir muito do seu corpo, isto acaba por fazer com que se obtenham estímulos que sejam ainda mais fortes para o corpo, no entanto, é necessário que se entenda que este benefício pode ser observado apenas em longo prazo, visto que inicialmente, é possível que se note uma pequena queda do seu sistema imunológico também pelo fato de a atividade exigir bastante do seu corpo.

E para finalizar, é interessante também citar o fato de que o corpo do atleta que pratica o Muay Thai tende a se tornar mais flexível, no entanto, claro, isto não deverá ser notado inicialmente, apenas pelos atletas que realizam o esporte já há um determinado tempo.

afinal, se trata de um esporte que acaba por exigir que se consiga exercitar áreas do corpo como coxas músculos lombares, entre tantos outros e com os treinos, eles se tornam mais flexíveis.

  1. Aumentar a capacidade cardiovascular
  2. Fortalecimento dos membros inferiores
  3. Fortalecimento do tronco (core)
  4. Maior mobilidade do quadril
  5. Alívio do estresse