A ginástica localizada tem movimentos repetidos, focados em determinados grupos musculares, com pausas de descanso entre cada repetição. Os exercícios são rítmicos e simples, muitas vezes sem o uso de equipamentos , apenas com alguns acessórios, como halteres, pesos de perna e bastões, em um ou outro exercício. A atividade trabalha a flexibilidade corporal com movimentos como flexões e saltos, usando apenas o peso do próprio corpo.

Muita gente quer trabalhar a sua musculatura e não gosta do método de musculação tradicional, por achar muito monótono. Além de ter a vantagem de trabalhar um conjunto maior de músculos, a ginástica localizada é mais dinâmica se comparada à musculação.

Benefícios da ginástica localizada

Com o treino, você vai trabalhar a respiração e o sistema cardiovascular, melhorando essas funções, além, é claro, de fortalecer os músculos e aprimorar as suas habilidades psicomotoras – como agilidade, equilíbrio e coordenação. Esse conjunto de benefícios vai resultar, caso você tenha disciplina e frequente as aulas com regularidade, no corpo que você sempre quis ter.

Ginástica localizada contra a gordura localizada

Nossa principal motivação deve ser sempre a saúde. Mas não podemos fingir que a estética não conta. As gordurinhas localizadas são o terror de homens e mulheres. Elas costumam se localizar em áreas como abdômen, costas e braços. Enquanto as mulheres sofrem com o chamado culote, os homens ganham com muita facilidade aquela barriguinha de chope. Isso pode acabar com a autoestima da pessoa, que se preocupa sempre em usar roupas que escondam esse excesso de gordura.

Nesse caso, a ginástica localizada pode ser uma solução muito melhor do que apenas varrer a sujeira para debaixo do tapete.

Dicas para fazer ginástica localizada

– O alongamento é fundamental para antes e depois da ginástica localizada. Primeiro para aquecer os músculos, depois para relaxar e evitar dores posteriores.

– Uma boa dica é evitar trabalhar o mesmo grupo muscular em dias seguidos. Melhor intercalar.

– Considere frequentar aulas de ginástica localizada em grupos com mais de 10 pessoas. Você vai ver que a energia do ambiente vai motivar bastante.

– Mas atenção: se tiver aula com amigos, reserve outra hora para bater papo dia. O momento dos exercícios exige foco para que você realize o número correto de repetições e execute os movimentos da maneira certa.